28/04/2010

Portugal vai entrar em bancarrota?

"Provavelmente não. Mas a possibilidade de isso ocorrer era praticamente zero há uma década e hoje é bem alta. Uma simples chance em cem de renegarmos as nossas dívidas pela primeira vez desde 1892 é assustadora.
Como qualquer pessoa afundada em dívidas, Portugal tem duas opções. Uma é ganhar mais dinheiro com um aumento no crescimento económico. Há uma década que Portugal não cresce. A outra é corrigir o défice público, o que nesta altura de recessão só tornaria a vida dos portugueses ainda mais difícil. Se Portugal tem estas escolhas dolorosas só tem de se culpar a si mesmo pela irresponsabilidade do crescimento do Estado e pela acumulação de dívida pública nos últimos 20 anos.
No mínimo, exige-se aos nossos governantes que tranquilizem os nossos credores com intenções claras, apoiadas por medidas concretas, de controlo das finanças públicas e promoção do crescimento económico. Continuar a esconder o problema dos portugueses, entretendo-os com telenovelas de insultos na Assembleia da República e temas fracturantes no topo da agenda só levará mais depressa ao precipício"
Este texto foi escrito pelo Ricardo Reis, no final de 2009 e em resposta ao pergunta acho que sim que Portugal já esta em bancarrota, andam a querer tapar os olhos aos portugueses mas esta mais que claro que isto nunca esteve neste cenário, tão mau e tão triste...

4 comentários:

Ana Sofia Sousa disse...

Estamos mesmo lá embaixo...temos poucos paises atrás de nós! Pensar positivo ajuda?! :/

S* disse...

Ai que nervos. Estamos cada vez piores.

Pinkk Candy disse...

É verdade, já nos equiparam com a Grécia, e só se fala que o escudo pode voltar, e que é a falência total. isto até mete medo. =/

kiss

Girl in the Clouds disse...

Andamos sempre nisto, que horror!